quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Os mares e oceanos compreendem aproximadamente 71% da superfície terrestre, permitindo a existência de diferentes ecossistemas aonde encontramos representantes de diversos grupos animais e vegetais. A variedade de formas, cores e tamanhos encontrados nas espécies marinhas proporciona paisagens de extrema beleza, despertando a curiosidade e o fascínio em pessoas de todas as idades desde os tempos mais remotos. Entretanto, a contínua diminuição da biodiversidade nos oceanos, causada pelas alterações climáticas, poluição, pesca predatória e outras atividades antrópicas desordenadas, gera ameaças a este fascinante mundo submarino, com consequências irreversíveis, como a extinção de espécies e a destruição de habitats.
São varias as discussões sobre a preservação da vida marinha, que inclui oceanos bem como as zonas costeiras adjacentes e seus organismos. Ao menos é isso que desejam e esperam entidades envolvidas no assunto.
Segundo o que diz o presidente da Conservação Internacional, Guilherme Dutra, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer nessa área."O país por décadas aprendeu a preservar os ambientes terrestres, enquanto que o mar é o menos conhecido e reconhecido no quesito de preservação", aponta lembrando que os organismos existentes debaixo da água são também patrimônio nacional.


A fascinante vida marítima


Nenhum comentário:

Postar um comentário